10 Características de um Empreendedor de Sucesso

Não Por Jaime

Empreendedorismo significa empreender, palavra muito usada no âmbito empresarial, é o fator que permite que os negócios sobrevivam e prosperem em novas empresas ou já estabelecidas no mercado.

O que significa empreendedorismo?

Empreendedor é, todo indivíduo que promove mudanças na forma de conceber um produto ou serviço, por meio da utilização de novos recursos organizacionais ou materiais. O perfil do empreendedor é composto por características, comportamentos e atitudes próprias de quem busca realizar coisas novas.

Ter experiência no ramo é essencial para o negócio

Neste post falarei um pouco de algumas características para ser um empreendedor de sucesso, primeiramente você precisa ter um plano de negócio e saber identificar as oportunidades, pesquisar sobre o mercado ou nicho que esteja mais relacionado com você o ajudará a escolher o setor que você goste, obter um trabalho de rápido crescimento no setor escolhido não é tarefa simples, você precisa ser paciente e aguardar a oportunidade certa bater na porta.

Aprenda tudo que puder sobre o negócio e jamais se lance em uma empreitada sem nenhuma experiência profissional no ramo.

Ganhar dinheiro não é o alvo principal e sim atender o mercado, se dedicar ao máximo possível até mais que o empregado. Em alguns casos ter sócios é fundamental para o negócio avançar estou falando de empreendedorismo ao todo dentro de um visão empresarial.

Veja 10 características de um empreendedor de sucesso!

  • Capacidade de Assumir Riscos
  • Planejamento
  • Estabelecer metas e objetivos
  • Persistência
  • Organização
  • Visão de negócio
  • Criatividade
  • Inovação
  • Liderança
  • Gerenciamento

Capacidade de assumir riscos.

Capacidade de enfrentar desafios é uma combinação de ousadia, coragem, controle e determinação. Ao arriscar seu patrimônio num novo negócio, o empreendedor está colocando a realização de seus ideais acima da suposta segurança do trabalho assalariado.

Leia também:  Profissão coach - O que é a profissão de coach?

Planejamento

Planejar a atuação sobre uma oportunidade detectada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. De uma forma bastante simples, planejar significa responder o que será feito, como será feito, quanto irá custar quem irá fazer, porque será feito e quando será feito.

A falta de planejamento inadequado tem gerado muitas falhas e provocado morte de empresas no seu primeiro ano de vida, segundo Dr. José Dornelas, palestrante, consultor, autor de livros best-seller e professor nas principais escolas de negócios do país. As principais causas de fracasso associada ao processo de gestão São:

  • Incompetência Gerencial 45%
  • Inexperiência no ramo 9%
  • Inexperiência em gerenciamento18%
  • Expetise desbalanceada 20%
  • Negligência nos negócios 3%
  • Fraudes 2%
  • Desastres 1%
  • Fatores desconhecidos 2%

Estabelecer metas e objetivos

Estabelecer objetivos em longo prazo e definir metas de curto prazo são primordiais, as pessoas geralmente têm sonhos e objetivos de curto prazo, muitas vezes, vagamente definidos. A tendência do empreendedor é definir claramente objetivos e metas que lhe deem condições de realizar projetos mais amplos e duradouros, ele sabe o que quer e onde pretende chegar.

Persistência

É a capacidade de definir e manter o direcionamento de sua empresa rumo ao sucesso, apesar das dificuldades encontradas, é a persistência pelo ideal, pelos objetivos a que se propõe, superando os obstáculos do caminho.

Organização

Estabelecidas às metas, o empreendedor deve encontrar os meios para alcançá-las ele entende que os resultados almejados precisam ser obtidos por meio da aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e clara. A partir das metas define-se o caminho a percorrer. Ser organizado é definir aonde quer chegar, planejar como chegar, garantir a execução do planejado, identificar e corrigir possíveis desvios de rotas.

Leia também:  Cálculo seguro desemprego - Como calcular o salário do Seguro-desemprego?

Visão de negócio

Mais do que ter uma ideia, você precisa ter uma visão de negócio, conhecimento das metodologias, processos, estratégia, produtos, áreas e regras, diferente do que muita gente pensa, uma ideia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes.

Criatividade

O Empreendedor está sempre concebendo novas soluções e conceitos. Não teme o insucesso, interage concretamente na realidade, identifica as raízes dos problemas, desafia as ideias pelos meios tradicionais de administração e gera alternativas objetivas, na obtenção do sucesso desejado.

Inovação

Tem grande capacidade de inovar e criar. Desenvolve novas soluções quando aquelas já conhecidas não satisfazem, transforma ideias em fatos concretos e dinâmicos, que garantam a permanente evolução da organização.

Liderança

É a capacidade de influenciar pessoas a executar tarefas levando em consideração que cada um tem sua vida pessoal e suas aspirações. O líder dá o exemplo, estimula os colaboradores e os mantêm motivados, seu papel é desenvolver uma cultura organizacional voltada para o cliente, que permita o estimulo para as pessoas trabalharem satisfeitas, em minha humilde opinião é a chave principal em uma organização sem uma liderança forte os liderados serão fracos.

Gerenciamento

Gerenciar é administrar Coordenar uma empresa, uma companhia, um negócio ou um serviço exercendo funções de gerente ou de administrador.

Exercer uma função como gerente e ter a capacidade de delegar tarefas de forma que todos possam cumpri-las não é uma tarefa para qualquer um é um trabalho árduo e psicologicamente cansativo e estressante mais que pode render um ótimo salário e a sobrevivência da empresa.

Leia também:  Profissão coach - O que é a profissão de coach?

diferente um pouco do ramo digital ter uma loja ou empresa física é muito mais trabalhoso do que ter um negócio virtual, as características basicamente são as mesmas mais empreender virtualmente pode ter render mais lucro em menos tempo, pouco investimento e você não precisa se preocupar em contratar ninguém nem pagar benefícios 13º salário etc…

qualquer ajuda que precisar, isso poderá ser feito através de freelancers por um preço extremamente barato e que não terá vinculo nenhum com você ou sua empresa; Isso é fantástico não é mesmo?

PS: Empreendedores não assumem riscos altíssimos ele não se arrisca a abrir um negócio se não tiver um resultado favorável, saber onde pisa é essencial busque o maior número de informações possíveis faça cursos pesquise e tente conversar com empreendedores do setor que você pretende investir isso ajudará a você a evitar frustrações futuras.