Treinamento funcional: ótimo para o condicionamento físico

Treinamento funcional: ótimo para o condicionamento físico

Não Por Jaime

Se você está buscando um tipo de treino dinâmico que agregue tanto à sua saúde como a sua forma física, leia esse artigo.

Pense em um treino feito para quem quer ganhar mobilidade, flexibilidade, melhorar condicionamento físico e ter mais equilíbrio. Esse é o treino funcional.

Indo em uma linha contrária aos exercícios localizados, os exercícios funcionais trabalham diferentes e variados músculos simultaneamente. Dessa forma, há movimentos que trabalham de forma conjunta a força muscular, a coordenação motora e o sistema cardiorrespiratório, por exemplo.

Vamos conhecer mais afundo sobre esse tipo de treino e como ele pode ser bom para você?

O que é Treinamento Funcional?

De uma maneira geral, a resposta para o que é treinamento funcional, está diretamente relacionada a própria palavra. O treinamento funcional é aquele que busca utilizar o seu próprio corpo para executar os exercícios. Além disso, o seu principal objetivo é fazer com que o corpo esteja adaptado e melhor condicionado para executar as “funções diárias” e daí vem o seu nome “funcional”.

 

Quando você vai malhar na academia, há diferentes aparelhos que trabalham um músculo por vez, ou um pequeno conjunto de músculos. Além disso os exercícios são mais parados e trabalham com a intensidade da força aplicada.

 

De uma maneira diferente, no treino funcional, os exercícios possuem uma complexidade maior. Utiliza-se o próprio corpo e há opção de alguns acessórios como, por exemplo, cordas, elásticos, cones e escadas horizontais.

 

Assim, o treino se torna mais dinâmico e o gasto de energia é alto. Esse é um dos motivos que podemos explicar o fato de que o treinamento funcional emagrece.

Esse é um dos muitos benefícios do treinamento funcional, como por exemplo:

  • melhora da postura
  • maior flexibilidade
  • fortalecimento muscular
  • ajuda na recuperação de lesões
  • melhor tônus muscular

 

Treinamento funcional: exercícios

Dentro do treino funcional, os exercícios mais conhecidos são a prancha, a flexão, abdominal e o burpee, mas há muitos outros exercícios que podem ser criados.

 

Alguns exemplos são:

  • Elevação unilateral de quadril com abdominal
  • Stiff Unilateral
  • Rotação de tronco
  • Agachamento com remada

 

Dessa maneira, com um profissional habilitado de Educação Física habilitado, é possível criar um treinamento funcional para idosos, por exemplo, já que a variedade de exercícios é enorme, sempre adaptando às necessidades específicas de cada indivíduo.

 

Além disso, também é possível fazer treinamento funcional em casa, sabia disso? Até mesmo com a ajuda de acessórios do dia a dia, como o seu próprio sofá, auxiliando no agachamento, ou uma vassoura para ajudar no equilíbrio, por exemplo.

Conclusão sobre Treinamento Funcional

Como você pôde observar o treino funcional tem diversas possibilidades e benefícios, podendo ser realizado por pessoas de diferentes faixas etárias e condicionamento físico.

É claro, que quem é sedentário deve começar de uma maneira mais leve e depois, aos poucos, de forma gradual, aumentar o ritmo dos exercícios e assim, consequentemente, melhorar o condicionamento físico como um todo.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar e compartilhar suas dúvidas ou experiências sobre o treinamento funcional.

Leia mais artigos acessando nosso blog.