Prótese dentaria – O que é?

Prótese dentaria – O que é?

Não Por Jaime

Muitas pessoas, seja por causa do avançar da idade, por hábitos ruins de higiene bucal, doenças ou acidentes acabam perdendo alguns dentes, impactando assim sua autoestima.

Afinal de contas, como se sabe, um sorriso incompleto, com dentes faltando, é capaz de deixar até a mais desinibida das pessoas intimidada em falar ou sorrir em público.

Para resolver esse problema, muitos brasileiros acabam apelando para a dentadura. Alguns, depois de um tempo, abandonam a solução, por considerá-la desconfortável.

Agora, você sabia que existe outra solução que pode tranquilamente substituir a dentadura e devolver o seu sorriso completo, sem tantos incômodos? Estamos falando aqui da prótese dentária. Ficou interessado? Então confira nosso texto abaixo.

O que é uma prótese dentária removível?

A protese dentaria é uma tecnologia desenvolvida por profissionais da área ortodôntica para que pessoas que perderam vários dentes ou, ainda, quando a situação bucal desta pessoa inviabiliza o uso de próteses fixas.

Para que a pessoa esteja apta a usar uma protese parcial removível será preciso, inicialmente, que passe por uma avaliação com o cirurgião dentista, que verificará as condições bucais desta pessoa e, em caso positivo, iniciará a confecção da prótese para, enfim, realizar sua colocação e devolver o novo sorriso a essa pessoa.

Quando usar uma protese dentária móvel?

Conforme comentamos, quando o dentista indica o uso de uma prótese ao paciente, é feita inicialmente uma avaliação, para saber qual o tipo de solução mais indicada.

No caso da protese dentária removível, por exemplo, o tratamento é indicado a pacientes com baixo nível ósseo, ou com problemas periodontais, como a gengivite.

Cuidados com a protese dentaria removível

Ao contrário das próteses fixas, que não podem ser retiradas, as próteses dentárias removíveis podem ser retiradas, permitindo assim sua completa higienização. Aliás, essa característica pede cuidados especiais no dia a dia com sua prótese.

Por exemplo, você sabia que pode usar o acessório durante todo o dia mas, na hora de dormir, a recomendação é retirar sua protese? Esse cuidado é importante porque, ao dormir, o fluxo de saliva diminui, facilitando assim o acúmulo de placa e resíduos em sua prótese.

Além disso, é preciso muito cuidado tanto ao colocar como ao retirar a prótese dentária removível, para que nenhum elemento seja prejudicado e, também, para não machucar a região da gengiva neste processo.

Outro cuidado importante é com a higiene. Por estar em contato com a boca, a prótese pode se tornar o local perfeito para o crescimento de bactérias. Por isso, mantenha sua protese sempre limpa. Se tiver dúvidas de como proceder sem estragar o acessório, fale com seu dentista.

Caso perceba que há qualquer problema com sua protese ou, ainda, que alimentos provocaram danos, faça a substituição o mais rapidamente possível, para que não prejudique sua gengiva.

Alimentação

Quando a pessoa coloca uma nova ponte dentaria, o primeiro impulso é comer tudo aquilo que antes era tão difícil, não é mesmo? Mas, sabia que é preciso cuidado para não estragar o acessório?

Isso significa que nada de comer alimentos muito duros ou crocantes. Embora seja tentador, eles podem estragá-la ou mesmo deslocar a prótese, machucando sua gengiva.

Manutenção

Outro detalhe importante para quem usa uma protese dentaria removível é fazer uma boa manutenção. Isso porque ela tem vida útil, de em média cinco anos e, durante esse período, é necessário que o dentista verifique sempre se há algum problema.

Aqui, o ideal é voltar ao consultório a cada três meses. E, se tiver dúvidas sobre a prótese dentaria preço, fale conosco. Estamos prontos para lhe atender.