Calculo Aposentadoria: Quem tem direito a aposentadoria especial?

Calculo Aposentadoria: Quem tem direito a aposentadoria especial?

Não Por Jaime

A aposentadoria é um dos benefícios concedidos pelo governo através da previdência, como forma de garantir aos profissionais brasileiros o acesso a repasses financeiros mensais quando esses não têm mais condições de continuar desenvolvendo suas atividades laborais comumente, e por isso não conseguem gerar renda própria, se enquadrando dentro da carência pela aposentadoria, devendo estar dentro dos pré-requisitos para tal. Mais como realizar o calculo aposentadoria para saber se tem direito a aposentadoria especial?

Dentre os tipos de aposentadorias existe a aposentadoria especial, mas nem todos sabem o que é a aposentadoria especial e muito menos quem tem direito a aposentadoria especial. Esse tipo de aposentadoria, como todos os outros, passa por reformas específicas de acordo com a necessidade, e mesmo que você saiba, é preciso sempre se atualizar sobre o assunto.

Pensando nisso, preparamos hoje um material que traz as principais informações sobre a aposentadoria especial e quem tem direito, e ainda informações sobre quais os requisitos para ter acesso a esse tipo de aposentadoria e como fazer o calculo aposentadoria. Quer ficar por dentro de tudo? Então, vamos lá!

O que é aposentadoria especial

A aposentadoria especial 2020, e de demais anos, só que agora com reforma, é um dos tipos de aposentadorias brasileiras, que leva em consideração aspectos especiais que favorecem, de certa forma, o valor que o indivíduo receberá e ainda a idade que ele precisa para se aposentar, caso ele tenha se submetido a situações de atividade laboral em risco físico, químico ou biológico.

Quem tem direito a aposentadoria especial

Para dizer a aposentadoria especial quem tem direito é preciso observar os aspectos que são levados em consideração atualmente, e que também já eram observados antes da aposentadoria especial reforma, que é identificar o indivíduo como trabalhador em idade mínima específica em situação de risco à saúde, influenciados por agentes físicos, químicos ou biológicos.

O tempo de contribuição mínimo observado varia de acordo com o tipo de risco que a pessoa se expõe, se ele for de nível baixo, médio ou alto, e ainda somado a idade exata que o indivíduo deve ter. O que se caracteriza como risco físico seria ruídos, calor em excesso, frio em excesso, entre outros, enquanto risco químico seriam elementos químicos a que a pessoa se expõe, como arsênio e iodo, por exemplo, e os riscos biológicos são fungos, vírus, bactérias, etc.

Dentre as profissões que são atendidas com a oportunidade de aposentadoria especial 2020, e em outros anos, é a de médico, dentista, enfermeiro, operador de caldeira, bombeiro, guarda, segurança, aeronauta, telefonista, operador de máquina de raio X, entre outros.

Calculo Aposentadoria Especial

Os requisitos que são observados para o acesso a aposentadoria especial  são de acordo com a soma de anos, especificando o grau de risco que a pessoa se expõe dentre de um tempo mínimo, somada a sua idade no momento de solicitação do benefício.

Os requisitos são a idade de 55 anos somada a 15 anos de atividade especial, para quem se expõe em alto risco, a idade de 58 anos somada a 20 anos de atividade especial, para quem se expõe em médio risco e, por fim, a idade de 60 anos somada a 25 anos de atividade especial para quem se expõe em baixo risco.

Leia mais em nosso blog.